No dia 24 de abril, a equipe de técnicos do projeto Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) começou a percorrer os 116 municípios do Maranhão que estão elaborando seus planos.

Na primeira semana, 14 municípios receberam os técnicos do projeto PMSB. Em cada localidade foram três dias de trabalho que consistia na capacitação dos comitês executivo e de coordenação, no levantamento de dados técnicos para a elaboração do diagnóstico participativo e na reunião pública com a sociedade.

A primeira semana foi um sucesso, com ampla participação dos prefeitos, gestores dos municípios e da população, demonstrando a compreensão da importância do tema e a vontade de transformar a realidade atual.

A partir dessa segunda semana serão 12 equipes atuando simultaneamente a começar pelos municípios Altamira do Maranhão, Apicum-Açú, Formosa da Serra negra, Godofredo Viana, Governador Archer, Lago Verde, Matões do Norte, Morros, Olinda Nova do Maranhão, Paraibano, Santana do Maranhão e Timbiras.

O percurso dos técnicos e as atividades em cada município têm sido registrado pelas mídias sociais do projeto PMSB (facebook e instagram) e estão sendo marcadas pela frase #acompanheessajornada. Paraísos escondidos do Maranhão, que devem ser preservados pela existência de um saneamento básico de qualidade, também estão sendo revelados pelos olhares dos técnicos. Todos cidadãos estão convidados a acompanhar essa jornada e participar dos diagnósticos participativos e reuniões públicas dos municípios.

Facebook: @saneamentomunicipal
Instagram: @saneamento_municipal

 

648