Desde o dia 24 de abril a equipe de técnicos do projeto Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) está percorrendo municípios do interior do Maranhão para capacitar comitês locais para a elaboração dos planos de saneamento. Em 20 dias foram quase 50 municípios visitados. Em cada visita são repassados e debatidos com os comitês, estabelecidos pelos gestores municipais, conceitos e técnicas relacionados ao saneamento básico e mobilização. O último dia é dedicado a realização de uma reunião pública que têm engajado e ouvido a sociedade por onde o projeto passa.     

Paralelamente, os técnicos estão realizando os diagnósticos participativos, que têm levantado dados sobre o saneamento básico. Essas informações serão utilizadas para estabelecer as ações necessárias adequadas a realidade de cada localidade. 

O percurso dos técnicos e as atividades em cada município têm sido registrado pelas mídias sociais do projeto PMSB (facebook e instagram) e estão sendo marcadas pela frase #acompanheessajornada. Paraísos escondidos do Maranhão, que devem ser preservados pela existência de um saneamento básico de qualidade, também estão sendo revelados pelos olhares dos técnicos. Todos cidadãos estão convidados a acompanhar essa jornada e participar dos diagnósticos participativos e reuniões públicas dos municípios.

Facebook: @saneamentomunicipal
Instagram: @saneamento_municipal

 

830