A cooperação técnica entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que vem auxiliando os municípios do Maranhão a elaborarem seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), contabilizou a participação de 4276 pessoas nas reuniões públicas que estão acontecendo desde o dia 26 de abril.

Há quase um mês, os técnicos do projeto PMSB vem percorrendo 116 municípios do interior Maranhão e realizando atividades de capacitação de comitês locais, coleta de dados para o diagnóstico municipal e reuniões públicas com a sociedade.  Segundo Juliana Pamplona, coordenadora de mobilização social,  72 municípios receberam o projeto e 1027 integrantes dos comitês locais, que conduzirão os planos de saneamento nos seus municípios, foram capacitados. Já as Reuniões Públicas, que têm como objetivo principal sensibilizar para a discussão e estimular a participação popular, receberam mais de 4 mil pessoas. 

Os técnicos do projeto permanecerão no Maranhão até o dia 7 de junho, quando se encerra esta etapa do projeto. Para cada município estão programadas 4 visitas de forma a abranger cada fase do PMSB. Todos cidadãos estão convidados a participar dos eventos e diagnósticos participativos dos municípios. Os registros fotográficos das atividades de capacitação e reuniões públicas estão disponíveis nas nossas mídias sociais:  Facebook: @saneamentomunicipal e Instagram: @saneamento_municipal

 Fotografia: Reunião Pública em Boa Vista do Gurupi.

 

217