0800 940 1288

NU_OPEN

Esgotamento sanitário

Entende-se por esgotamento sanitário o sistema completo constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente.

O esgoto é uma mistura de água e matéria orgânica proveniente do banho, da lavagem de roupas, louças ou da descarga do vaso sanitário, entre outras fontes. Quando os resíduos são provenientes de residências formam o esgoto doméstico, quando resultam de fábricas recebem o nome de esgoto industrial. Em cada caso ocorre formação de substâncias diferentes e gera a necessidade de sistemas específicos de tratamento. Por isso, é muito importante que passe por um processo de purificação para que volte à natureza sem poluir ou contaminá-la.

Quando não há o correto sistema de tratamento e destinação do esgoto sanitário, fatalmente, irá ocorrer contaminação do solo e de fontes de água e consequentemente o comprometimento das condições de saúde. O sistema possibilita o controle e prevenção de muitas doenças, além de promovercondições de segurança, higiene e conforto.