0800 940 1288

NU_OPEN

Mobilização Social

As Diretrizes Nacional de Saneamento estabelecem o controle social como um de seus princípios fundamentais. A Mobilização Social ao longo da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) cria a oportunidade de toda a sociedade conhecer a realidade do saneamento de sua cidade e de junto com o poder público discutir os problemas e buscar as soluções.

Na fase preliminar ao PMBS, é preparado um Plano de Mobilização Social (PMS), que é uma ferramenta de planejamento das ações de fomento à participação popular.

Nesta iniciativa o planejamento das ações de Mobilização Social está baseado em uma concepção Integrada e em Multiplataforma, ou seja, com o uso de diversas técnicas que se complementam em muitas dimensões do processo de participação social na elaboração dos PMSB.

Serão utilizados recursos tecnológicos de comunicação, com os quais a sociedade poderá manter-se informada, tirar suas dúvidas, interagir com os técnicos da Universidade e, principalmente, contribuir e participar na elaboração do PMSB de seu município.

Em cada município estão previstos também 4 (quatro) eventos, sendo 3 (três) reuniões públicas e uma audiência pública, na qual será apresentado o PMSB consolidado e da minuta da lei municipal de saneamento básico.